ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DE CAUJARITO, CARACAS . CICLO INTEGRADO DA ÁGUA
- - Cliente: Drace Medio Ambiente
- - País: Venezuela
- - Ano: 2012
Estudo de concepção e o projeto da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caujarito na Região Metropolitana de Caracas, Venezuela.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O estudo de concepção da ETA, foi realizado com base no sistema atual de abastecimento, no estudo da demanda, na caracterização da água bruta, no estudo hidrológico e nos padrões de potabilidade publicados na Gaceta Oficial N° 36.395, del 13/02/98. Com base nesse estudo, foi planejado um conjunto de alternativas e suas viabilidades técnico-econômicas. O presente projeto de tratamento de água e de lodo de ETA, inclui o orçamento da obra, o projeto elétrico, de automação, de drenagem, de estrutura, hidráulico, de saneamento, instalações prediais, impacto ambiental, urbanístico e paisagístico, além da modelagem de operação da ETA, manual de sequência construtiva e o manual de operação.
- Vazão média de tratamento: 15 m³/s
- População atendida na atualidade: 1.444.931 habitantes
AMBITO DOS TRABALHOS
LINHA DE ÁGUA
- Obra de chegada de água bruta
- Isolamento e by-pass geral
- Medida e Regulação de vazão
- Câmara de Mistura
- Câmara de floculação
- Decantador Lamelar
- Filtros de areia bicapa
- Lavagem dos filtros de areia
Para esse projeto, na linha de reativos, foram redimensionados e incluídos equipamentos necessários, incluindo automação, para as dosagens e aplicação de: cloro gás, dióxido de cloro, permanganato de potássio, medida e controle de pH (hidróxido de cálcio, hidróxido sódico), carbono ativo, sulfato de alumínio, policloreto de alumínio, polidadmac e realizado um pós tratamento com cloro gás e hidróxido de cálcio. Os diâmetros máximos projetados para a linha de água foram de 1200mm em aço.
Na linha de água também foram dimensionados reservatórios, tanto para água filtrada como para água tratada, prévio à distribuição.
LINHA DE LODOS
- Bombeio de Recirculação de lodos
- Bombeio da purga de lodo do decantador
- Espessamento lodo por gravidade
- Bombeio a Desidratação do lodo
- Desidratação do lodo mediante centrífuga
Após a centrifugação os lodos com uma concentração de aproximadamente 20% são conduzidos por rosca sem fim aos silos de armazenamento. São um total de 2 silos, com uma capacidade unitária de 90m3 e um diâmetro de 4 m. A descarga dos silos é realizada diretamente nos caminhões, contralada por uma comporta com servi motor. Os diâmetros máximos projetados para a linha de lodo foram de 700mm em aço inoxidável e PEAD.